Magnavox Odyssey Philips
Em meados de maio de 1972, a Magnavox lançou o Odyssey, o primeiro console de videogame da história. O aparelho foi inventado por Ralph Baer e vários de seus preceitos foram seguidos por todos os videogames.
Lançado no Brasil pela Philips em 1983 apenas como Odyssey, o console era, na verdade, o Odyssey 2, pois no resto do mundo já havia sido lançado o Odyssey 100. Esse fato gera confusões em diversos fóruns sobre games, já que os brasileiros sempre falam do Odyssey como se fosse o primeiro e único console com o nome. Com o principal diferencial de ter um teclado acoplado ao console, o Odyssey conquistou muitos novos jogadores em seu lançamento e após o lançamento do Atari 2600 ainda existiam jogadores que optavam pelo Odyssey por ser um console diferente e por trazer novas possibilidades de jogo utilizando-se do teclado .O hardware do Odyssey era absurdamente fraco para os padrões do que vimos em 8 bits nos anos 80, com um processador Intel 8048 rodando a 1,79 MHz, e apenas 64 bytes de RAM (bytes, não kBytes!) e 128 bytes compartilhados entre áudio e vídeo. Ele podia exibir apenas 8 cores de uma paleta fixa de 16, 4 sprites e 12 caracteres simultâneos. Alem disso, o Odyssey não fez muito sucesso no país devido à falta de marketing na época do lançamento, coisa que a Polyvox soube fazer muito bem com o Atari. O Odyssey acabou sendo descontinuado com o Crash de 1984.
O Odyssey teve jogos licenciados com nomes em português, inclusive o clássico Didi na Mina Encantada que era o jogo Pick Axe Pete. Essa é a primeira localização (tradução de um jogo) de que se tem notícia no Brasil.
O Odyssey contava com dois controles que não podiam ser removidos do console pois os conectores eram internos.