Total de visualizações de página

Tradutor

sábado, 20 de dezembro de 2014


Mega Drive






Mega Drive (メガドライブ, Mega Doraibu), conhecido como Sega Genesis na América do Norte, é um console de video game de 16 bits da Sega que concorria com o Super Nintendo . O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony.

Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a série Sonic the Hedgehog. O jogo foi criado com o objetivo de mostrar a capacidade do console de processar informações rapidamente, e ainda cativar o público jovem, criando assim seu próprio mascote e maior símbolo. A velocidade do jogo tinha por objetivo mostrar a superioridade do processador do Mega Drive em relação ao console de 16 bits da Nintendo.

No Brasil, o Mega Drive ainda é produzido pela Tectoy, com novas versões.

Agradeço meu amigo e grande colaborador da coleção André Dias.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

sábado, 31 de maio de 2014


Magnavox Odyssey Philips




Em meados de maio de 1972, a Magnavox lançou o Odyssey, o primeiro console de videogame da história. O aparelho foi inventado por Ralph Baer e vários de seus preceitos foram seguidos por todos os videogames.

Lançado no Brasil pela Philips em 1983 apenas como Odyssey, o console era, na verdade, o Odyssey 2, pois no resto do mundo já havia sido lançado o Odyssey 100. Esse fato gera confusões em diversos fóruns sobre games, já que os brasileiros sempre falam do Odyssey como se fosse o primeiro e único console com o nome. Com o principal diferencial de ter um teclado acoplado ao console, o Odyssey conquistou muitos novos jogadores em seu lançamento e após o lançamento do Atari 2600 ainda existiam jogadores que optavam pelo Odyssey por ser um console diferente e por trazer novas possibilidades de jogo utilizando-se do teclado .O hardware do Odyssey era absurdamente fraco para os padrões do que vimos em 8 bits nos anos 80, com um processador Intel 8048 rodando a 1,79 MHz, e apenas 64 bytes de RAM (bytes, não kBytes!) e 128 bytes compartilhados entre áudio e vídeo. Ele podia exibir apenas 8 cores de uma paleta fixa de 16, 4 sprites e 12 caracteres simultâneos. Alem disso, o Odyssey não fez muito sucesso no país devido à falta de marketing na época do lançamento, coisa que a Polyvox soube fazer muito bem com o Atari. O Odyssey acabou sendo descontinuado com o Crash de 1984.

O Odyssey teve jogos licenciados com nomes em português, inclusive o clássico Didi na Mina Encantada que era o jogo Pick Axe Pete. Essa é a primeira localização (tradução de um jogo) de que se tem notícia no Brasil.

O Odyssey contava com dois controles que não podiam ser removidos do console pois os conectores eram internos.

domingo, 19 de janeiro de 2014


Atari 2600



A Atari comprou uma empresa de engenharia em 1975 chamada Cyan Engineering para desenvolver um sistema de video game de nova geração, e trabalhou em um prototipo conhecido como "Stella" (nome da bicicleta de um dos engenheiros) por algum tempo.
Diferente de máquinas de gerações passadas que usavam lógica de programação própria e fixa para rodar um pequeno número de jogos, o núcleo do Stella era um CPU completo, o famoso MOS Technology 6502 em uma versão reduzida, conhecido como 6507.
O design inicial não iria ser baseado em cartuchos, mas após verem um sistema de cartucho falso em outra máquina os engenheiros imaginaram que poderiam colocar os jogos em cartuchos pelo preço do conector e da embalagem.
O 2600 e seus cartuchos foram o maior fator por trás do gigantesco lucro da Atari, de mais de 2 bilhões de dólares em 1980.
As vendas dobraram novamente pelos 2 anos seguintes, com venda de quase 8 milhões de unidades em 1982.
Nesse período, a Atari expandiu a família 2600 com outros dois consoles compatíveis. Eles construíram o Atari 2700, uma versão sem fio do console, que nunca foi lançado por causa de uma falha de design.
A companhia também construiu uma versão menor e arredondada da máquina, apelidada de Atari 2800, para vender no mercado japonês no início de 1983, mas esse sofreu com a competição do recém lançado Nintendo Famicom.
O Atari 2600 foi oficialmente aposentado no dia 1º de janeiro de 1992, tornando-se o video game de maior vida na história de jogos dos EUA. Ele teve uma vida útil de 14 anos e 2 meses - aproximadamente três vezes mais que a vida 'normal' de um console.

domingo, 12 de janeiro de 2014


Clone do Atari Memory Game



Lançado como uma opção barata, já no fim da era Atari no Brasil, oMilmar Memory Game, tinha  jogos embutidos na memória. Houve versões com 16, 32, 64, 128 e 256 jogos, mesmo assim, era possível encaixar cartuchos do Atari no console. Ainda houve no mercado outros modelos de consoles bem parecidos, mas sem marca de fabricante.
Agradeço ao meu amigo Matheus por me conceder este console.

SuperGame VG 2800 CCE


Compacto, barato e com a cara do Coleco Gemini, o Supergame CCE VG-2800 foi um dos grandes clones do Atari no Brasil.